mundotecnologiconet
Just another WordPress.com site

Como melhorar o desempenho de seu laptop antigo

Você investiu um bom dinheiro, provavelmente um valor de 4 dígitos, em seu notebook há pouco mais de dois anos e ele já apresenta problemas de desempenho. O boot demora, o seu navegador está lento, mas você não quer comprar outro equipamento agora. Há algumas coisas que você pode fazer para ganhar mais um fôlego e usá-lo por mais um tempo, afinal, foi um investimento considerável o que você fez. Infelizmente, você não vai conseguir ter um ganho considerável de desempenho sem colocar a mão no bolso, mas de qualquer forma será melhor do que ter que comprar um totalmente novo.

Passo 1: Faça uma limpeza geral

Nada de apenas limpezas com softwares que apenas excluem arquivos temporários e limpam o registro. Reinstale o sistema operacional e os aplicativos. Sim, o famoso “format c:” é a primeira medida que você deve tomar. O fato é que, com o uso, o sistema vai acumulando um monte de lixo, além de softwares que você raramente usa ou até mesmo que não usa há muito tempo. Apagar tudo e instalar novamente faz com que o seu notebook fique como ele chegou da fábrica.

Passo 2: Aumente a memória

Um bom processador sem memória para trabalhar é como ter uma Ferrari no trânsito de São Paulo: você tem potência, mas sem espaço para utilizá-la. Portanto, o problema de desempenho de seu laptop pode ter origem ai. Verifique o quanto de memória você tem, se há espaço disponível para um upgrade e o faça. Uma boa forma de fazer essa verificação é com o CPU-Z (baixe o programa pelo BaixaTudo), software que permite ver quanto de memória você tem, quantos slots (encaixes) estão livres ou utilizados, além de dados de sua placa-mãe e processador. Mas não é necessário exagerar: a maioria dos usuários comuns não precisam de mais que 4 gigabytes de memória RAM.

Passo 3: Dê preferência para sistemas operacionais e softwares de 64 bits quando possível

Atualmente, muitos softwares e sistemas operacionais nos dão a opção de versões em 32 ou 64 bits. Se o seu processador pode operar em 64 bits e você tem softwares que podem ser instalados nessa versão, faça-o. Um sistema operacional de 64 bits é capaz de transportar mais informação a cada “viagem” do que um de 32 bits. Portanto, serão necessários menos acessos do processador às memórias e ao disco rígido, tendo assim um ganho de desempenho.

É importante avisar que, dependendo da quantidade instalada, você só conseguirá tirar total proveito de suas memórias novas com um sistema operacional de 64 bits instalado. Sistemas de 32 bits têm uma limitação de só conseguir trabalhar com até 3,2 gigabytes de memória RAM. Portanto, se você instalar 4 gigabytes e um sistema de 32 bits, uma parte do seu investimento será perdido. Para ter 4 GB ou mais de memória instalada, é primordial ter um sistema operacional de 64 bits

Passo 4: procure um disco SSD para seu laptop

Esse será a melhor opção de upgrade para 2011. Com o barateamento dos discos SSD (solid state drives), eles se tornarão uma opção mais viável e recomendável que os discos rígidos mecânicos atuais. Eles têm um desempenho melhor, pois o acesso aos dados armazenados é feito de forma eletrônica, enquanto nos discos rígidos convencionais esse acesso é feito de forma mecânica, em que uma agulha tem que varrer os discos em busca dos dados.

Além do mais, por questões de aquecimento, os fabricantes de laptops optam por discos rígidos de 5400 rotações por minuto (RPM), que aquecem menos, porém são mais lentos (em computadores desktop, esses discos costumam ser de 7200 ou 9600 RPM). Mas com um disco SSD, você sentirá um ganho enorme no desempenho. Além do mais, discos SSD não esquentam, são mais leves que os convencionais e não produzem ruídos. Por esses motivos, este será o seu melhor investimento no upgrade.

Passo 5: uma dica pessoal – finja que esqueceu de fazer backup

Sim, essa é uma grande dica que posso deixar. Ao reinstalar o sistema operacional, sabote-se, finja que se esqueceu e não faça backup. Certamente, grande parte daquilo que você acumulou no seu laptop desde a compra é de coisas que não irão fazer a menor falta para você. Aprendi isso com um professor, já fiz e nunca me arrependi. Você eliminará todo aquele lixo e inutilidade que não irá voltar mais. E ainda te dará espaço para acumular um lixo novinho em folha.

Nenhuma resposta to “Como melhorar o desempenho de seu laptop antigo”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: